Maternal A and B

“O conhecimento como o resultado das interações do sujeito com o objeto: o sujeito aprende através de suas ações e, ele próprio, constrói continuamente seu conhecimento a partir das interações com o ambiente. O processo de construção do conhecimento é permanente e vai estar sempre em desenvolvimento, ou seja: novos níveis de conhecimento vão sendo indefinidamente construídos a partir das trocas sujeito/objeto.”

neuropsicólogo e lingüista russo Lev Vygotsky

O que é a construção de um conhecimento? Emana da curiosidade de uma criança, ou de um professor fascinado pelos olhares curiosos de daquelas crianças que ficam na expectativa do que você trouxe? Hoje em sala trabalhei o paper doll com o maternal, sentados em roda perguntei a eles se eles sabiam o que era? é claro que falaram que não, fiz outra pergunta querem conhecer ? obvio que disseram que disseram sim, convidei para sentar na mesa, e peguei um dos paper dolls que fiz e comecei a contar uma história no qual dizia para eles, este trouxe mais um friend querem conhecer? e lá a história seguiu até apresentar todas as personagens, uns que vieram ensinarem algo para eles, e claro, sempre repetindo a palavra paper doll, uma vez que era o objetivo da aula, fizemos a nossa apostila, dei a eles um paper doll branco, para fazerem o rosto, retomando o feeling, passei um vídeo e todos puderam levar seus paper dolls para casa, pois cada um deles fizeram seus rostinhos, abrindo eles descobrindo que tinham mais amigos e adquirindo mais um novo vocabulário