Os alunos do 6º ano e do 2º ano, participaram de uma palestra motivadora com um inventor Sr. Adilson Campos de Barros, onde foram incentivados e orientados sobre o processo de patentes, em que ele dividiu sua palestra em três partes; Cidadania, Inovações e Empreendedorismo onde foram lançados o desafio e a importância da disciplina:

“O crescimento e sucesso dependem de interesse e dedicação. Vocês devem ter disciplina para estudar, devem se esforçar para conquistar conhecimento e sucesso. Aumente suas chances de se dar bem na vida, troque seus cinco anos por cinquenta, ou seja, se esforcem ao máximo hoje para ter um futuro sólido, seguro e próspero. Estudar, adquirir conhecimento, entrar em um bom curso em uma excelente universidade. Aprender a ver diferente, se olhar com os olhos de todos, há boa probabilidade de não ver nada. O “Eu consigo”, só é alcançado com a valorização da autoestima e conhecimento.” (Adilson Campos de Barros).

De extraordinário resultado a palestra revelou grandes talentos; os alunos compreendendo o processo de uma patente e como é interessante criar, desenvolver algo útil e produzir. Empreender é um caminho que pode levar ao sucesso e muita satisfação não só pessoal mas, e também, financeira e material. Os alunos, pragmaticamente, compreendem a importância da dedicação e valor dos estudos. Surgiram ideias maravilhosas, resultados fantásticos, a ponto de três alunos encorajarem seus familiares a investir nas ideias e patenteá-las.