O que você quer ser quando crescer?

Durante o segundo semestre letivo a maior parte dos nossos adolescentes se deparam com essa questão. Tanto familiares quanto amigos vivenciam junto com os nossos alunos a ansiedade gerada pela escolha da profissão para toda a vida.
O Enem será daqui a alguns meses e o vestibular vem logo em seguida, fico me questionando, como o aluno pode escolher sua futura profissão se toda manha se inicia com um turbilhão de emoções, mudanças corporais, mentais e sociais?
Sem duvida a adolescência hoje em dia se tornou alvo de muita pressão e mudanças radicais, o momento em que deixo de ser criança para me tornar adulto, infelizmente muitos deixam para fazer essa escolha de ultima hora, o que pode aumentar a ansiedade e a frustração quando a escolha não é adequada à realidade do adolescente.
Em vista disso, a escola adventista da Granja Viana em parceria com a psicóloga da escola, criaram um projeto de orientação vocacional para os alunos dos nonos anos, no qual os alunos poderão iniciar esse processo de escolha de forma mais tranquila e desde logo, a consciencialização da necessidade de tomar decisões, não só no que se refere ao seu futuro escolar e/ou profissional, mas também na habilidade de se explorar a si próprio (interesses, capacidades, aptidões, personalidade, entre outros) e ao mundo que o rodeia.
O projeto ocorreu no período contrario ao horário escolar, foram realizados encontros nos quais os alunos puderam discutir assuntos relacionados ao autoconhecimento, autoestima, diferentes inteligências, influências familiares e como fazer uma escolha adequada. Além das atividades reflexivas foram feitas atividades práticas em cada encontro.
Em continuidade a esse projeto também foi realizado um workshop com os alunos do 3°Ensino Médio, onde puderam falar sobre seus sonhos, seus valores, suas habilidades e como isso pode ajudar a tomar essa decisão tão importante.
Esse encontro foi realizado no período contrario ao horário escolar e teve a duração de 3horas, nas quais os alunos puderam aprender mais sobre si mesmos, sobre as  possibilidades que se abrem a eles profissionalmente e também fizeram testes dos quais vão receber devolutivas individuais quanto ao seu desempenho e características individuais.
O processo de escolher uma profissão se inicia na infância, e continua o resto da vida, conciliar aquilo que faço por que amo com as necessidades práticas do dia a dia é um conjunto de escolhas que o indivíduo terá de tomar por si mesmo e baseado nos próprios valores. Por isso é tão importante se conhecer.
A psicóloga agradece por todos que se envolveram ativamente no projeto e apoiaram a ideia. Estamos torcendo pelo sucesso e felicidade de todos os alunos que conseguiram participar.
Sempre que precisarem de ajuda contem com o departamento de psicologia do colégio!