Em continuidade as fases anteriores do projeto, foram realizados workshop’s com os alunos do 3° Ensino Médio, onde puderam falar sobre seus sonhos, seus valores, suas habilidades e como isso pode ajudar a tomar essa decisão tão importante.
Esses encontros foram realizados no período contrario ao horário escolar e tiveram a duração de 3horas cada um. Todos os alunos do 3° Ensino Médio foram convidados a participar. Tiveram dinâmicas reflexivas sobre autoconhecimento, valores, pressões externas, como montar um currículo sem experiência profissional, limites pessoais, e também testes de personalidade como o QUATI e de maturidade para a escolha profissional como o EMEP.
Os alunos puderam aprender mais sobre si mesmos, sobre as possibilidades que se abrem a eles profissionalmente e também sobre suas áreas que precisariam ser trabalhadas para tornar a escolha profissional mais tranquila e acertada para este momento.
Cada aluno recebeu uma pasta com suas atividades e também com uma devolutiva individual dos testes e atividades. Foram realizados pequenas entrevistas com a psicóloga nas quais puderam expressar suas angustias e planos para o futuro.
A escolha profissional é apenas uma escolha inicial que deve ser levado em conta tanto as características pessoais, como qualidades e defeitos, crenças e valores, quanto habilidades adquiridas e oportunidades que surgem. Não existe um único caminho a seguir, pelo contrario, existem vários caminhos, mas apenas podemos escolher uma porta por vez.
O Colégio e a Psicóloga esperam ter ajudado seus alunos nessa primeira escolha e novamente reafirmamos que estamos torcendo por sua felicidade e sucesso.
Conte conosco!

Por: Sámara Lopes Ninahuaman
Psicóloga Colégio Adventista de Granja Viana