Nesta sexta-feira 08/02 os alunos dos 5º anos do fundamental I trabalharam sobre os Hábitos Saudáveis – Os 8 Remédios Naturais, dentro do Projeto Amiguinhos da Saúde.
A educação alimentar realmente faz a diferença. A formação dos hábitos alimentares ocorre na primeira infância. Quando esses hábitos são formados de maneira incorreta, o risco da criança se tornar obesa é de 75% na adolescência e 40% na vida adulta.
As crianças na idade escolar começam a exercer autonomia sobre o que querem comer. Recebem influência da mídia e de todos a sua volta. Esses fatores se não acompanhados podem levar à obesidade infantil ou até mesmo à desnutrição infantil.
O Ministério de Saúde sugere uma alimentação saudável em dez passos para as crianças:
1- Procurar oferecer alimentos de diferentes grupos.
2- Incluir diariamente alimentos como cereais, raízes, pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches ao longo do dia.
3- Oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições das crianças. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.
4- Oferecer feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana.
5- Oferecer diariamente proteínas saudáveis.
6- Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.
7- Evitar refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.
8- Diminuir a quantidade de sal na comida.
9- Estimular a criança a beber bastante água e sucos naturais.
10- Incentivar a criança a ser ativa e evitar que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.
Pensando nisso, os alunos do 5º ano A realizaram uma deliciosa experiência culinária, com sanduíches naturais.